domingo, 3 de março de 2013

Todos devemos ser um vigia

Ezequiel 33. 7-12, 18-20
   Agora, homem mortal, eu estou pondo você como vigia de toda a nação de Israel. Você dará a eles os avisos que eu lhe der. 
  Se eu disser que um homem mau vai morrer, mas você não o avisar para que mude o seu modo de agir e assim salve a sua vida, aí ele morrerá, sendo ainda pecador. Nesse caso, eu considerarei você como responsável pela morte dele. Porém, se você avisar o homem mau, e ele não parar de pecar, ele morrerá como pecador, mas você viverá.
   O SENHOR me disse o seguinte:
   Homem mortal, repita aos israelitas o que eles andam dizendo: "Os nossos pecados e maldades são um peso para nós. Estamos nos acabando. Como podemos viver?" Diga-lhes que juro pela minha vida que eu, o SENHOR Deus, não me alegro com a morte de um pecador. Eu gostaria que ele parasse de fazer o mal e vivesse. Povo de Israel, pare de fazer o mal. Por que é que vocês estão querendo morrer?
   Agora, homem mortal, diga aos israelitas que, quando um homem correto pecar, o bem que ele fez não o salvará. Se um homem mau parar de fazer o mal, ele não será castigado; e, se um homem correto começar a pecar, ele não continuará vivendo.
   Quando um homem correto pára de fazer o bem e começa a fazer o mal, ele morrerá por causa disso. Quando um homem mau pára de pecar e faz o que é bom e correto, ele salvou a sua vida. Mas você, povo de Israel, diz que o que eu faço não está certo. Eu os julgarei por aquilo que fazem.


 Trechos do sermão a partir da leitura acima:
   "Quem avisa amigo é...-  Ditado popular que usamos quando queremos alertar uma pessoa sobre algo.
   Em Ezequiel 33. 7, Deus dá uma tarefa ao profeta Ezequiel - [...] estou pondo você como vigia de toda a nação de Israel.[...]. Ele foi chamado para ser o vigia do povo quanto a seu Deus, alertá-los quando se desviavam da palavra de Deus e orientá-los para que se arrependessem de seus pecados.
   O amigo verdadeiro alerta, orienta, auxilia o outro em suas escolhas. Deus nos coloca como vigias de nossos irmãos na fé e também daqueles que ainda não são.
   Quando vemos alguém cometendo erros, devemos com humildade, orientá-lo para arrepender-se dos seus pecados.
Quem se arrepender tem perdão, quem se desvirtua tem condenação!
As boas ações de hoje não podem compensar erros passados, precisamos nos arrepender e buscar a palavra de Deus."
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário