domingo, 17 de agosto de 2014

Missão Mundial

Mc 16.15-20
“Vão por todo o mundo e preguem o evangelho a toda criatura” ( Mc 16.15).

Uma das marcas do cristianismo é ser uma religião para o mundo todo. Alguém vai dizer: “Ah, é uma multinacional!” Num certo sentido, sim. Mas, a fé cristã ou a igreja é diferente de muitas empresas que hoje são conhecidas em todo o mundo. É muito raro encontrar uma organização que, ao ser fundada, já tinha em vista o mundo todo. Normalmente, ela surge, cresce em determinado lugar e, depois, quando fica grande, os líderes dizem – ou pensam: “Acho que podemos nos expandir para outros países…”
Alguém poderia dizer que, com a fé cristã, aconteceu mais ou menos o mesmo: Jesus começou a pregar na terra de Israel e, depois, o cristianismo começou a ser levado a outros lugares. Mas é bem mais correto dizer que, a partir do momento em que havia algo a ser anunciado, porque a obra redentora de Jesus estava concluída – com a morte e ressurreição dele -, o que se tinha em vista, desde o princípio, na intenção e nas palavras de Jesus, foi a evangelização de todo o mundo. Nada disso de dizer: “No início, só aqui na terra de Israel; no futuro, talvez a gente vá para outros lugares também”. Nada disso! Logo de saída, ao enviar os seus apóstolos, Jesus, ressuscitado dentre os mortos, disse: “Vão por todo o mundo e preguem o evangelho a toda a criatura” (Mc 16.15).
Alguém poderia dizer: “Bastante ambicioso esse Jesus! Logo de saída quis conquistar o mundo”. Mas é possível – e preferível – fazer outra leitura: Como Deus quer que todos sejam salvos e venham a conhecer a verdade (1Tm 2.4) e como Jesus deu a sua vida em resgate por todos, nada mais natural do que levar esta mensagem a todo o mundo. Nada mais natural do que anunciá-la também a você e dizer: “Tenho uma boa notícia: Deus ama você! Existe vida – e vida abundante – em Jesus”!
Vilson Scholz - Hora Luterana

Nenhum comentário:

Postar um comentário