domingo, 1 de junho de 2014

Pais e filhos

Honra a teu pai e tua mãe. Êx 20.12
   - Não sei mais o que fazer. Meus filhos são impossíveis. Não me respeitam mais nem me obedecem. Estudar não querem. Querem jogos e diversões. Não sei mais o que devo fazer. Já estou com cabelos brancos. Meus filhos me levarão para a sepultura.
   Assim falava uma mãe aflita.
   O número de lares é reduzido. Lares no verdadeiro sentido da palavra: onde pais e filhos vivem em harmonia, concórdia, respeito e honra. O número de jovens delinquentes e velhinhos abandonados aumenta dia a dia. Os asilos estão lotados. Uma grande brecha ou ruptura existe entre pais e filhos. Pais queixam-se dos filhos. Filhos queixam-se dos pais. Por quê? Porque grande parte da geração presente esqueceu os dois mandamentos: Amarás o Senhor teu Deus de todo o coração e a teu próximo como a ti mesmo.
   Todos nós somos filhos. Filhos jovens, filhos idosos. Todos nós possuímos pais. Pais jovens, pais idosos. Se hoje existimos, existimos graças aos nossos pais, que são co-criadores com Deus. Nossos pais  são nossos superiores sempre. Deus exige que honremos, veneremos, sirvamos, obedeçamos, amemos e queiramos bem os nossos progenitores, quando diz: Filhos, em tudo obedecei a vossos pais; pois fazê-lo é grato diante do Senhor.
   Deus quer que nós reconheçamos nossos pais como seus representantes nesta terra. Venerando, servindo, obedecendo e amando a nossos pais e superiores, estamos servindo, obedecendo, amando e honrando o próprio Deus. Para Deus, o quarto mandamento tem um peso especial, pois é o único dos dez mandamentos que tem uma promessa especial: para que te vá bem e sejas de longa vida sobre a terra.
   Para que haja paz, concórdia e harmonia em teu lar; para que possas ver a alegria de teus pais ou receber o amor de teus filhos; para que te seja concedida a benção do Pai dos céus, cumpre o mandamento de teu Deus: Honra a teu pai e a tua mãe!
HEIMANN, Leopoldo. Segue-me - meditações diárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário