domingo, 16 de setembro de 2012

Portas e caminhos


Mt 7.13-14

 “A porta estreita e o caminho difícil levam para a vida, e poucas pessoas encontram esse caminho” (Mt 7.14).  

  Um quadro muito famoso antigamente apresentava os dois caminhos diferentes que o ser humano tinha a opção de seguir. O caminho largo apresentava uma grande porta e era cheio de atrativos pecaminosos que conduziam a uma alegria ilusória e passageira, cujo destino oculto, porém inevitável, era a condenação no inferno. O outro caminho começava com uma porta estreita e sem graça e seguia por uma estrada penosa e difícil que culminava na salvação eterna no céu. Enquanto o primeiro estava lotado de gente, o segundo tinha bem poucas pessoas.
   Olhando para esse quadro parecia difícil entender por que Deus apresentava o seu caminho de salvação de uma maneira tão pouco atrativa. Não seria essa a razão de muitos não trilharem por esse caminho?
   A verdade é que o ser humano sempre quer ser bajulado, atraído e conduzido numa caminhada fácil e agradável, mesmo que isso signifique engano e ilusão. Os caminhos do pecado são sempre mais atrativos. E o Diabo sabe fazer uma boa propaganda.
   Por outro lado, a vida com Deus requer sacrifícios, abandono daquilo que nos prejudica espiritualmente e perseverança na caminhada que nem sempre é fácil. Na Bíblia lemos que “a porta estreita e o caminho difícil levam para a vida, e poucas pessoas encontram esse caminho” (Mt 7.14). O próprio Salvador alerta: “Se alguém quer ser meu seguidor, que esqueça os seus próprios interesses, esteja pronto para morrer como eu vou morrer e me acompanhe” (Lc 9.23b).
   Jesus é a porta do caminho que nos leva ao céu, a vida eterna que Deus nos concede pela fé em seu Filho. Jesus trilhou um caminho difícil e duro, que culminou em sua morte numa cruz para nos dar o perdão dos pecados. Ele ressuscitou para nos provar que, com ele, temos a garantia da vida eterna com Deus.
                                              

                                                                              Hora Luterana

Nenhum comentário:

Postar um comentário