sábado, 30 de março de 2013

Sexta-feira Santa

   Na manhã de 29 de março, foi celebrado mais um culto na Congregação Emanuel. Foram lidas mensagens bíblicas que descrevem a provação e sofrimento que Jesus passou até sua morte na cruz para salvar a todos nós dos pecados.
 Benção das crianças antes da escola bíblica...
Coral Emanuel...

 Leitura da Bíblia...

 Banda responsável pelos hinos...
 Santa Ceia...
Dança Litúrgica

domingo, 24 de março de 2013

Cantemos a vitória que somente Deus pode dar

Marcos 11 9-10
Hosana a Deus!
Que Deus abençoe aquele que vem em nome do Senhor!
 Que Deus abençoe o Reino de Davi, o nosso pai, o Reino que está vindo!
Hosana a Deus nas alturas do céu!

domingo, 17 de março de 2013

A palavra de Deus, o poder educador

   Há uma diferença entre instruir e educar. Instruir é transmitir conhecimentos, educar significa modificar o comportamento. A modificação do comportamento ocorre por uma série infinda de fatores, muitos deles imperceptíveis.
   Por meio de sua palavra, Deus converte os homens, fazendo-os confiarem em Jesus. Aos que estão mortos espiritualmente, Deus dá vida (Ef 2.1), pois o evangelho é poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê (Rm1.16).
   Aos que crêem, embora tenham sido pecadores, e embora a contragosto continuem pecadores, Deus perdoa seus pecados, isto é, considera-os como se não  tivessem pecado nenhum. Deus mesmo em sua palavra chama-os de "santos" (Fp 4.21) - é a justificação.
   Com a conversão há uma mudança de mentalidade e de comportamento do homem justificado, o qual deseja servir a Deus, cumprindo a sua lei - é a santificação.
   Assim como na justificação, Deus também usa a sua palavra para conduzir os convertidos a uma vida santificada. Isto quer dizer que, pela palavra Deus faz com que aquele que crê se esforce para não pecar, e se empenhe para pensar, falar e agir como Deus deseja.  A palavra, por conseguinte, modifica a conduta do crente. Desta forma ela é um poder educador.
Fonte: Quero Crescer. Editora Concórdia
 

domingo, 10 de março de 2013

Filho Pródigo

 
 Lucas 15. 1-3, 11-32
         Cada vez que fazemos a leitura desta parábola, podemos nos colocar numa posição diferente, ora como o próprio filho perdido, outra como o pai misericordioso, tantas vezes como o irmão invejoso, ou ainda como os que ajudam o filho a gastar toda sua herança.
E hoje, como você está? Você é aquele filho que precisa voltar para casa, que percebe o mal que fez ao se afastar do Pai e num ato de humildade volta e pede perdão? Ou você precisa ser o Pai? Que cheio de compaixão não  se importa com o passado, não pergunta nem por onde o outro andou, mas acolhe, se alegra com o retorno de quem estava morto, mas voltou a viver. Talvez você esteja sendo o irmão invejoso, que necessita do reconhecimento do mundo, que não se alegra com a volta do irmão porque simplesmente não entende como funciona a misericórdia do Pai.
Mas nada disso importa! Hoje, Deus vem dizer que independente de como você se encontra, o estado em que você está, Ele vai continuar te esperando. Se você precisa pedir, dar ou ainda aceitar o perdão, não importa, porque Deus vai estar disposto a te ajudar seja qual for a sua necessidade, seja qual for tua dificuldade!
Peçamos a graça de encontrar em Deus o refúgio para nossas dores, que possamos confiar que mesmo mergulhado no pecado, no erro, somos amados acima de tudo e sempre temos para onde retornar, que é para o Pai, que nos ama como Amor infinito e misericordioso. 
 http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com.br/2009/03/o-filho-prodigo-lc-151-311-32-140309_13.html

domingo, 3 de março de 2013

Todos devemos ser um vigia

Ezequiel 33. 7-12, 18-20
   Agora, homem mortal, eu estou pondo você como vigia de toda a nação de Israel. Você dará a eles os avisos que eu lhe der. 
  Se eu disser que um homem mau vai morrer, mas você não o avisar para que mude o seu modo de agir e assim salve a sua vida, aí ele morrerá, sendo ainda pecador. Nesse caso, eu considerarei você como responsável pela morte dele. Porém, se você avisar o homem mau, e ele não parar de pecar, ele morrerá como pecador, mas você viverá.
   O SENHOR me disse o seguinte:
   Homem mortal, repita aos israelitas o que eles andam dizendo: "Os nossos pecados e maldades são um peso para nós. Estamos nos acabando. Como podemos viver?" Diga-lhes que juro pela minha vida que eu, o SENHOR Deus, não me alegro com a morte de um pecador. Eu gostaria que ele parasse de fazer o mal e vivesse. Povo de Israel, pare de fazer o mal. Por que é que vocês estão querendo morrer?
   Agora, homem mortal, diga aos israelitas que, quando um homem correto pecar, o bem que ele fez não o salvará. Se um homem mau parar de fazer o mal, ele não será castigado; e, se um homem correto começar a pecar, ele não continuará vivendo.
   Quando um homem correto pára de fazer o bem e começa a fazer o mal, ele morrerá por causa disso. Quando um homem mau pára de pecar e faz o que é bom e correto, ele salvou a sua vida. Mas você, povo de Israel, diz que o que eu faço não está certo. Eu os julgarei por aquilo que fazem.


 Trechos do sermão a partir da leitura acima:
   "Quem avisa amigo é...-  Ditado popular que usamos quando queremos alertar uma pessoa sobre algo.
   Em Ezequiel 33. 7, Deus dá uma tarefa ao profeta Ezequiel - [...] estou pondo você como vigia de toda a nação de Israel.[...]. Ele foi chamado para ser o vigia do povo quanto a seu Deus, alertá-los quando se desviavam da palavra de Deus e orientá-los para que se arrependessem de seus pecados.
   O amigo verdadeiro alerta, orienta, auxilia o outro em suas escolhas. Deus nos coloca como vigias de nossos irmãos na fé e também daqueles que ainda não são.
   Quando vemos alguém cometendo erros, devemos com humildade, orientá-lo para arrepender-se dos seus pecados.
Quem se arrepender tem perdão, quem se desvirtua tem condenação!
As boas ações de hoje não podem compensar erros passados, precisamos nos arrepender e buscar a palavra de Deus."