domingo, 29 de julho de 2012

Culto dos aniversariantes

   Na noite de 28 de Julho, mais uma vez a congregação organizou uma homenagem especial aos aniversariantes. O culto foi realizado pelo pastor Waldermar Reimann, com o auxílio dos jovens e dos leigos.
 A mensagem foi a partir da leitura de Efésios 3.14-21
         Paulo ora novamente
14 Por esta causa me ponho de joelhos diante do Pai,
15 de quem toma o nome toda família, tanto no céu, como sobre a terra,
16 para que, segundo a riqueza da sua glória, vos conceda que sejais fortalecidos com poder, mediante o seu Espírito no homem interior;
17 e assim habite Cristo nos vossos corações, pela fé, estando vos arraigados e alicerçados em amor.
18 a fim de poderdes compreender, com todos os santos, qual é a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade,
19 e conhecer o amor de Cristo que excede todo entedimento, para que sejais tomados de toda a plenitude de Deus.
20 Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos, ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós,
21 a ele seja a glória, na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém.
 A assinatura do Mensageiro Luterano foi sorteado entre os aniversariantes.
 O pastor Waldemar fez uma reflexão sobre um dos artigos do Mensageiro.
  Após o culto, os membros participaram da confraternização organizada pela Escola Dominical no Lar da congregação.

domingo, 22 de julho de 2012

Solo Rochoso

Outra parte caiu em solo rochoso 
onde a terra era pouca.
Mt 13.5

   O título "cristão luterano" não é uma garantia absoluta da vida eterna. O estar registrado no rol dos membros da congregação não é uma evidência de que o nome também seja arrolado do livro da vida. O participar com cânticos e orações no culto ainda não é uma prova convincente de um dia cantar aleluias perante o trono do Cordeiro na eternidade. Importa ser e viver, convictamente, como cristão verdadeiro. Importa ouvir e aceitar a palavra de Deus, "meditando-a em seu coração". Importa permanecer firme e fiel, também nas tribulações, até a chegada final de Jesus.
   É imensa  a legião dos cristãos temporários. São homens que, ouvindo e conhecendo a beleza da palavra de Deus, alegram-se com esta mensagem e de imediato fazem questão de serem membros da igreja, de cantar no coro, participar de campanhas, integrar a diretoria e comissões. Sua alegria e entusiasmo, porém, não raras vezes são apenas fogo de palha.
   A vida do cristão não está isenta de dores e sofrimentos. A própria Escritura atesta que Deus disciplina a quem ama. E os homens, cujo coração é semelhante ao solo rochoso, vacilam e titubeiam na hora da prova de sua fé. Sendo pouca a terra sobre o solo rochoso, a raiz da fé é curta e fraca, e seca com facilidade. Uma árvore tornar-se forte e rígida através do solo e chuva, bonanças e tempestades. O mesmo acontece com o homem. Contudo, o homem cujo coração se assemelha ao solo rochoso, ignorando que "por muitas tribulações nos importa entrar no reino de Deus", vacila e nega a sua fé ao lhe atingirem sofrimentos, enfermidades, angústias e perseguições.
   Tu, porém, toma sobre os teus ombros a tua cruz, segue os passos de Cristo, se fiel até a morte, luta com real valor, mesmo sendo a tua sorte sofrimento, aperto e dor. Se fiel ao Deus bondoso em sincero e puro amor. Se fiel nas amarguras; não te afaste de Jesus nem nas grandes desventuras. Se fiel em tudo e a todos, do princípio até ao fim. Se fiel na própria morte e receberás a coroa da vida eterna.
Segue-me - Leopoldo Heimann
Meditações diárias

sexta-feira, 20 de julho de 2012

A Igreja está no Jornal

A Igreja Luterana agora tem uma coluna no Jornal Hora H. É mais um espaço para propagar a palavra de Deus e ajudar muitas pessoas.
Endereço das edições online
http://www.horahnoticias.com/index.php?i=edicoes

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Cheio de quê?

   Qual desses presentes você gostaria de ganhar?
   Um cofre cheio; uma mala cheia; ou uma carteira cheia?
   Talvez antes de responder, você faria a pergunta: "Mas... cheio de quê?"
   Pergunta sábia esta, pois se estiverem cheios de dívidas, coisas estragadas ou conteúdo nada recomendável, não vamos querer nenhum.
   Assim é o ser humano. Dependendo do que o nosso coração e a nossa vida estiverem cheios, podemos ser muito mais instrumentos de destruição do que de fato sermos agentes de construção. Podemos ser um perfurme agrádavel ou um mau odor irritante no meio dos nossos relacionamentos.
   Paulo, quando escreveu aos Colossenses, afirmou: "Pedimos a Deus que encha vocês com o conhecimento da sua vontade e com toda a sabedoria e compreensão que o Espírito de Deus dá" (Cl 1.9). Conhecimento, sabedoria e compreensão. Que belo pedido que o apóstolo faz! Pois o que são pessoas cheias dessas virtudes? São cristãos movidos pelo amor de Deus, abastecidos por Cristo com tudo o que é bom, e que vão semear tesouros, plantar boas sementes e agir com coragem e consideração na direção do próximo.
   E é exatamente este o motivo do pedido de Paulo: "Desse modo, vocês poderão viver como o Senhor quer e fazer sempre o que agrada a ele." Claro que Paulo não tem a ilusão da perfeição. Somos pecadores, mesmo sendo cistãos. No entanto, cheios destes dons, Deus nos leva pelo caminho de sua vontade, onde podemos oferecer sempre bons presentes àqueles que nos cercam.
   Presentes cheios de coisas boas, nenhum de nós recusa. Se for para ficarmos cheios de compreensão, sabedoria e conhecimento vindos de nosso Deus, então... não precisa nem perguntar.
Cinco Minutos com Jesus - meditações diárias

domingo, 8 de julho de 2012

Homenagem a Congregação Emanuel

   No dia 09 de julho a Congregação Emanuel comemora 90 anos de sua fundação, portanto nesta linda manhã de domingo, dia 08, a congregação festejou com muita alegria e louvor esta data especial.  Para participar desta comemoração, o pastor Rubens Ogg - secretário nacional da IELB, fez a mensagem, lembrando dos fundadores e das gerações que se sucederam nesta caminhada da congregação Emanuel pela propagação da palavra de Deus a todos.
 
 Pastor Ailton e a esposa Geane e pastor Rubens e a esposa Tânia.
 Pastores Ailton e Rubens e o presidente da Congregação Gelmir.
Pastor Ailton e o bolo de aniversário da Congregação Emanuel.
Após o culto, os membros participaram de um almoço no lar da congregação.


  
 Momento do parabéns pelos 90 anos...
 
As crianças estavam ansiosas para provar a "igreja de doce".
 

 




Comemorando mais um ano de bençãos!

O Departamento de Servas comemorou na noite de 07/07 72 anos. Para festejar esta data importante, a comunidade se reuniu para refletir sobre o papel fundamental das servas em uma congregação, tendo como palestrante o pastor Rubens Ogg - secretário nacional da IELB.
 Pastor Rubens Ogg
 A presidente do Departamento de Servas, Dirce Walter.
 O Coral Emanuel entoou lindos hinos...
Anita, Silda e Dirce fizeram um jogral... 
 
 
 Lembrança das servas que fazem parte da história deste departamento...
Diretoria do Departamento de Servas e o pastor Ailton.