domingo, 29 de abril de 2012

Reflexão

Estamos no Mundo - hino 389

Culto dos aniversariantes de Abril

Como tradicionalmente é realizado, no dia 28 a congregação homenageou os aniversariantes do mês de Abril.
As crianças se prepararam para a escola dominical com uma benção especial...
 A mensagem do dia foi a partir do texto bíblico escrito em João 10.11-18
   Por que Jesus  é o Bom Pastor?
   Porque não abandona suas ovelhas e dá sua vida por elas.
   Jesus é o bom Pastor e não há nenhum outro pelo qual possamos ser salvos.
   Ele conhece suas ovelhas e elas o conhecem.
   Apesar de Jesus conhecer nosso pecado, saber de todos os nossos problemas e imperfeições, ele quer ser nosso Bom Pastor.

Momento da Santa Ceia...
 Homenagem aos aniversariantes...
 Entrega do Mensageiro Luterano para o aniversariante sorteado...
 Comentário do Pastor Waldemar sobre um texto do Mensageiro Luterano...
 Benção especial aos aniversariantes...
 Após o culto, os membros foram convidados a confraternizar no Lar da congregação e comer um cachorro-quente oferecido pelo Departamento de Literatura.
 

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Ouvintes e praticantes

   Quando ouvimos algo que não nos interessa dizemos:"entrou por um ouvido e saiu por outro". Esta é a queixa de muitos pais em relação  a seus filhos que não lhes dão ouvidos. As recomendações dos pais  paracem não causar o menor efeito e não há nos filhos mudança de atitude. Como cristãos somos tentados a proceder assim em relação à Palavra de Deus, especialmente quando ela aponta para as nossas falhas e nos propõe atitudes diferentes daquelas que, por natureza, gostamos de praticar.
   Ouvir os ensinamentos da Palavra de Deus e não praticá-los é tempo perdido. Não se chega a lugar nenhum. É pura ilusão. Jesus compara aqueles que ouvem a sua palavra e não a praticam com o homem insensato que construiu sua casa sobre a areia - "Quando a água bateu contra aquela casa, ela caiu logo e ficou totalmente destruída! (Lc 6.49). Mas aquele que ouve a sua Palavra e a pratica, este é sábio. "Essa pessoa é como um homem que, quando construiu uma casa, cavou bem fundo e pôs o alicerce na rocha. O rio ficou cheio, e as suas águas bateram contra aquela casa: porém ela não se abalou porque havia sido bem construída" (Lc 6.48).
    Ouvindo a Palavra de Deus ficamos sabendo do amor de Deus por nós ao enviar o seu Filho Jesus para morrer em nosso lugar e nos dar o perdão e a vida eterna. Também conhecemos a vontade de Deus para a nossa vida.
   Que o Senhor nos faça bons ouvintes da sua Palavra. Que tenhamos prazer e amor em ouví-la, estudá-la e praticá-la. Que nosso coração se alegre quando nela meditamos. Que fiquemos alegres quando nos convidam: "Vamos à casa de Deus" (Sl 122.1). Ao mesmo tempo, que o Senhor, através de seu Espírito Santo, nos conceda um espírito voluntário e nos torne praticantes da sua vontade. Que direcionemos os nossos pensamentos, palavras e ações segundo a orientação divina. Assim, agindo, certamente "Deus vai abençoar tudo" o que fizermos(Tg 1.25).
Cinco Minutos com Jesus - Mensagens Diárias


segunda-feira, 23 de abril de 2012

Culto

Na bonita manhã do dia 22 de abril, o pastor Aílton usou  como reflexão em sua mensagem a frase: "Com as mentes abertas pelo Espírio Santo, testemunhamos!
 O coral da Congregação participou da liturgia com belos cantos.
 O final do culto é o momento que os membros aproveitam para confraternizar.
 

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Palestra

Dia 14 de Abril, foi realizado um culto diferenciado, com a participação especial da psicóloga  Neuza Ciechowicz que falou sobre a mente humana, o sofrimento, enfatizando doenças como a depressão.
 
 

Alvorada Pascal

Todos os anos a Congregação Emanuel celebra a Ressurreição de Jesus às 6 horas da manhã com uma liturgia especial, destacando a entoação de cantos, mensagens e no final, a realização de um café coletivo para confraternização de todos os membros.
 
 
 
 
 
 
 
 

Culto da Sexta-feira Santa

Muitos foram os membros que participaram deste culto especial do dia 06 de Abril. Um momento para todos os fiéis lembrarem do sofrimento que Jesus passou para a salvação de seus pecados.
 
 

Culto dos Aniversariantes

Todos os meses é realizado um culto para os aniversariantes, no qual há homenagens com cantos, mensagens, além de lembranças confeccionadas pelas crianças. Como presente especial, é sorteado uma assinatura do Mensageiro Luterano entre os aniversariantes.
 

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Amem uns aos outros com todas as forças

   Hoje em dia se fala muito em amor. O amor de que vamos falar hoje é aquele sobre o qual a Bíblia fala quando diz: " Amem uns aos outros com todas as forças e com um coração puro" (1P 1.22). Este amor é o mesmo que Cristo teve em favor de todas as pessoas. Jesus não olhou para os seus interesses quando ele amou o mundo. Ele amou sem pedir nada em troca. Ele amou porque ele é amor.
   O amor entre marido e mulher deve ser o amor verdadeiro. A pessoa que ama de verdade não quer nada a não ser a pessoa amada. O amor verdadeiro não está interessado no dinheiro, no status social, no poder. O amor verdadeiro ama e não troca a pessoa amada por nada.
   Assim é o amor de Deus por nós. Deus não nos ama porque nós podemos lhe dar ofertas, ou porque  nós podemos servi-lo, ou porque nós podemos honrá-lo. Ele nos ama porque ele quer o nosso bem. Este é o amor que Deus quer que dediquemos a todas as pessoas. Não devemos amar os outros porque um dia podemos precisar da ajuda das pessoas, nem porque isso fica bem. Deus quer que amemos as pessoas com todas as forças e com o coração puro porque ele, Deus, é amor.
   Esta é a grande revolução que Jesus Cristo trouxe ao mundo. Por isso se diz que o maior ensinamento de Jesus é o ensinamento do amor. Quando ele falou em amor, quando Jesus ensinou sobre o amor, ele não pensava na satisfação de nossas paixões ou em coisas semelhantes. Ele ensinou a amar com base no amor que ele teve para com todas as pessoas.
   Este ensinamento foi e continua sendo revolucionário. Não há ensinamento mais bonito e nem ensinamento mais difícil de seguir. Ninguém, por sua própria vontade ou força consegue cumprir este ensinamento. Isso só é possível quando firmamos e colocamos a base de nossa vida em Jesus. Então o amor verdadeiro se torna uma realidade em nossa existência.
E.W.S. - Cinco Minutos com Jesus

domingo, 8 de abril de 2012

Páscoa


Jesus muda a dor em alegria
   Alguém já disse que um verdadeiro amigo permanece nosso amigo apesar de nossos erros e imperfeições. Essa definição se aplica especialmente a Jesus, que nos conhece e ama infinitamente mais do que qualquer outro amigo, pois ninguém tem mais amor pelos seus amigos que aquele que dá a sua vida por eles (Jo 15.3).
Essa verdade é tão nitidamente demonstrada quando Jesus, no domingo de tarde, após a sua ressurreição, associou-se a dois seguidores seus no caminho de Jerusalém a Emaús. Sem que o reconhecessem, ouviram, atentos, o “desconhecido”. Gostaram tanto de suas palavras que não o deixaram ir adiante quando chegaram em casa e lhe pediram: “Fique conosco porque já é tarde, e a noite vem chegando.” Quando um pouco mais tarde Jesus permitiu que o reconhecessem e logo depois desapareceu, disseram um para o outro: “Não parecia que o nosso coração queimava dentro do peito, quando ele nos falava na estrada e nos explicava as Escrituras Sagradas?” (Lc 24.13-32).
    É assim que Jesus sempre procedeu e ainda hoje quer proceder conosco, se nele cremos como nosso Salvador pessoal, por mais humildes que sejamos e por mais que dúvidas e aflições nos dilacerem o coração. Por meio de suas palavras da Escritura Sagrada consola os nossos corações e lhes traz novo ânimo. Não nos promete riquezas, glórias, prosperidade, saúde e outras vantagens materiais, mas nos concede, através da fé, os maiores tesouros espirituais: o perdão dos pecados, uma nova vida espiritual e enfim a vida eterna no céu. Transforma as nossas aflições num fogo purificador que queima toda a falsa confiança em nossas próprias forças e nos faz confiar unicamente na sua graça, certificando-nos que o nosso sofrimento durante a nossa vida não pode ser comparado, de modo nenhum, com a glória que nos será revelada no futuro (Rm 8.18).
    Não o deixemos, portanto, passar por nossa casa, mas insistamos que fique conosco porque já é tarde, e a noite vem chegando.


Pastor Paulo Frederico Flor- Cinco Minutos com Jesus

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Sexta-feira Santa



Sofrimento e morte de Jesus
[...] A história da paixão de Jesus pode ser vista sob muitos pontos de vista. Pode ser vista sob o ponto de vista do direito, onde se analisa se a prisão, o julgamento e a execução de Jesus foram justos. A história pode ser vista do ponto de vista das relações humanas, onde poderia ser analisado o relacionamento entre Jesus e os seus discípulos, entre Jesus e a sua mãe e assim por diante. Mas, para entendermos realmente a história de Jesus precisamos analisá-la do ponto de vista do seu propósito. Para que Jesus veio ao mundo, padeceu e morreu? A resposta é simples: Jesus veio ao mundo para que ninguém se perdesse. Jesus queria salvar todos os seres humanos.
O ser humano, infelizmente, não gosta de andar nos caminhos de Deus. Todos nós temos alguma dificuldade em seguir os ensinamentos de Jesus. Há situações na vida em que preferimos encontrar a nossa saída para os problemas, em vez de obedecer a Jesus. E aí a história do sofrimento e da morte de Jesus fica quase sem sentido. No entanto, Jesus padeceu e morreu com o propósito de salvar todos nós. Mesmo que falhemos na compreensão dos fatos, o propósito de Jesus era nos salvar. Por isso, o melhor que temos a fazer, é nos achegar confiantes a Jesus e pedir que ele perdoe as nossas falhas e nos dê a confiança de que ele vai estar conosco todos os dias. [...]

                                                                        Pastor Erní Walter Seibert – Adapt. Hora Luterana


domingo, 1 de abril de 2012

O TEU REI

Dizei à filha de Sião:
Eis aí te vem o teu Rei.
Mt 21.5
   Jerusalém, o templo, o povo em delírio, gritos de hosanas, ramos de árvores, e Jesus, de braços abertos, os olhos fitos na cidade de Deus, faces cobertas de lágrimas, o coração a pulsar aceleradamente: eis o Domingo de Ramos, a porta aberta que dá a entrada à memorável semana dos sofrimentos e morte do Salvador.
   Chocante é o constraste entre o Rei Jesus e os reis da terra. Os reis se fazem, de sábios. O Rei Jesus é sábio, é onisciente. Sabe que lá na aldeia se encontra presa uma jumenta, da qual precisa, e que o proprietátio logo a enviará. O teu Rei sabe todas as coisas passadas, presentes e futuras. Conhece todos os teus caminhos, teu assentar e levantar, e de longe perscruta os teus pensamentos. Nada podes ocultar aos olhos de teu Rei. " O Senhor precisa deles". O Rei Jesus reina e impera sobre todo o universo. Tudo lhe pertence. Tua propriedade, tua fábrica, teu carro, tua loja, tua oficina, teu dinheiro: tudo pertence a Jesus. Tu apenas és administrador. Deves pôr tudo à disposição do Senhor.
   Os reis da terra são vaidosos e orgulhosos. Viajam em aviões  particulares, enfeitados em medalhas, acompanhados por grande comitiva. O Rei Jesus é humilde. Entra na cidade em pobreza, vestindo uma simples túnica, montado num burrinho. Tu deves seguir o exemplo de teu Rei, o qual assumindo a forma de servo, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz. E lembra-te: Todo aquele que se humilhar será exaltado.
   Jesus é o teu Rei. É o Rei onisciente e humilde. É o Messias profetizado pelo profeta Zacarias. É o bendito que vem em nome do Senhor. É o Rei dos reis, que chora para trazer-te a salvação. E este Rei Jesus te convida para acompanhar todos os seus passos no decorrer desta semana santa.
   Como, há quase dois mil anos, Jesus entrou triunfalmente na cidade de Jerusalém, ele hoje quer entrar em teu lar, em teu coração. Ele está à porta e bate. Está de braços abertos, oferecendo-te perdão de todos os pecados, vida e salvação. Como o receberás? Murmurando, como os fariseus e intérpretes da lei? Não. Tu o receberás também de braços abertos, cantando: Hosana ao Filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas maiores alturas!

Segue-me - Meditações Diárias
Leopoldo  Heimann